NINJUTSU NO HAJIME (Origem do Ninjtusu)

Quando falamos de Ninja, a imagem do misterioso assassino de preto que desaparece na fumaça é o que vem em mente. Isso não tem nada a ver com a realidade do estudo do Ninjutsu, ou "Ninpo". Ninpo é uma arte marcial tradicional japonesa que tem uma história rica de mais de 10 séculos.  Na época do Japão feudal a classe de guerreiros que dominava o Japão era chamada de Samurai. Eles controlavam a terra e seus moradores, numa espécie de feudalismo oriental. O lorde era o Daymio, a única pessoa a quem os samurais deviam respeito e obediência. Um Ninja não servia a nenhum samurai ou Daymio. 

Essa categoria de guerreiros vivia nas regiões montanhosas de Iga e Koga. Eram treinados em diferentes artes de guerra, desde modalidades de luta a conhecimentos teóricos sobre clima, passando por técnicas de deslocamento, camuflagem, luta desarmada, armada, pressão de pontos vitais, técnicas especiais de fuga, caminhar silenciosamente, escalada de obstáculos, luta na água, envenenamento.

Existem muitas histórias sobre como o treino dos ninja os teria levado a um nível de controle de corpo e mente muito acima das outras pessoas, mas tais histórias são muito místicas, provavelmente lendas criadas e difundidas pelos próprios Ninja, para atemorizar seus adversários. O certo é que seu treinamento intenso proporcionava excelente condicionamento físico e mental, além de um excepcional grau de prontidão e aguçamento dos sentidos.

Também havia mulheres ninja, denominadas Kunoichi, que acrescentavam ao seu arsenal a arte da sedução, pois, além de seu treinamento normal junto com seus companheiros do sexo masculino, também recebiam treinamento especial na arte da sedução, na arte da elaboração e aplicação de venenos e usavam o Tesen (leque) com lâminas de metal. Atuavam combatendo ou seduzindo homens de alto poder político para obter, com maior facilidade, as informações secretas de que precisavam.

Há, todavia, uma certeza sobre a arte do Ninja: seu desenvolvimento não se deu da mesma maneira que as outras artes marciais. Deu-se de forma gradual, com absorção e mistura de vários traços culturais. Estratégias militares, filosofias religiosas, folclore, conceitos culturais. Os guerreiros Ninja não adotavam para si mesmos tal rótulo, conservando-se ocultos o máximo possível. Espalhados longe da corte do Imperador na capital, os ancestrais culturais dos ninja viviam suas vidas como naturalistas e místicos, enquanto a maior parte da sociedade se tornava cada vez mais estruturada, classificada, estilizada e, por fim, fortemente controlada.

Acredita-se que o Ninjutsu foi provavelmente desenvolvido entre o século X e XIV, com a chegada de um expressivo número de imigrantes e de Samurai foragidos, cujos exércitos foram derrotados em batalhas, que procuraram refúgio nas selvas das remotas montanhas das regiões japonesas de 伊賀 Iga e 甲賀 Kôga, berço desses guerreiros. Esse isolamento auto-imposto permitiu que esses grupos desenvolvessem técnicas de combate e outras artes, longe dos olhos curiosos, originando assim a arte do 忍び Shinobi. Lembrando que não existia apenas um Clã de Ninjutsu, existiam pelo menos 53 famílias só na região de Koga, então é muito errado dizer que só existia apenas um Clã verdadeiro de Ninjutsu.

Durante séculos o Ninjutsu foi praticado em segredo. Quando o Japão chegou à era moderna e o shogunato entrou em colapso, muitos guerreiros ninja passaram a trabalhar nos serviços secretos do Japão - o que ajudou a manter boa parte do segredo sobre essa arte marcial. 


Etimologia

O caractere principal nin () é composto por 2 grandes caracteres. O caractere superior ha () significa "fio da espada", e o caractere inferior kokoro () significa "coração" ou "alma". O caractere  significa "espada" ou "lâmina". Juntos, eles significam “Suportar uma lâmina no coração”, "furtivamente", "secretamente", "treinamento" e "perseverança". Jutsu () significa "arte" ou "técnica".  () significa "conhecimento" e "princípios" quando encontrado com o prefixo nin que carrega o significado da arte ninja, ordem máxima do Ninjutsu. A visão popular é que Ninjutsu significa apenas "segredo" e "invisibilidade". No entanto, os praticantes dessa arte utilizam-no para suportar todas as dificuldades da vida.


 Até hoje o Ninjutsu é passado e expandido pelo mundo, não com intuito específico da guerra, mas também como modo de vida, comportamento, visão do mundo, formação de caráter. Levando o real significado Nin para a vida; resistência, paciência, determinação, perseverança.

Melhorar o ser humano através da cultura e filosofia da milenar Arte Marcial Ninja. Preparar e capacitar nossos discípulos a defenderem sua integridade física, honra e família. Essa é a missão da Hosho Ryu Ninpo escola de Artes Marciais descendente da família Koga Ryu Ninjutsu, Kyoto Ryu Ninjutsu e Daito Ryu Aikijujutsu, especializada na prática, cultura e tradição da milenar Arte Marcial Ninja e Goshin Jutsu (Defesa Pessoal).

Comentários

Postagens mais visitadas