Qual o significado da figura do Hannya?

Qual o significado da figura do Hannya?



般若 Hannya é um exemplo dos muitos tipos diferentes de máscaras usado pelos atores japoneses tradicionais de teatro 能 Nô. Sua fisionomia é na maioria, confundida com outras máscaras como o 生成 Namanari e  Oni. As atuações do teatro Nô são representações muito estilizadas das tradicionais e conhecidas histórias, desenvolvidas no Japão durante o século XIV. As máscaras são usadas para carregar a identidade e estado de espírito ou humor dos vários caráteres que numeram quase oitenta contos diferentes. 


A máscara do Hannya especificamente representa uma mulher vingativa e ciumenta. Seu ódio, ciúme malicioso e inveja a consumiram, e assim ela se transformou em um demônio, mas com alguns traços importantes da face humana. É representado por uma face com chifres, grandes olhos, dentes pontiagudos, combinados com um olhar de puro ressentimento é ódio. Sua expressão de sofrimento em torno dos olhos e das vertentes do cabelo que sempre aparece representada de uma maneira desordenada, demonstra a sua paixão desvairada.

Diferentemente do conceito Ocidental para inferno e demônios, o julgamento no budismo japonês é que demônios são os confusos sentimentos humanos como a paixão, ciúme e ódio que podem transformar homens e mulheres nessas terríveis criaturas.
A palavra Hannya vem do sânscrito, onde seu significado nada tem a ver com o Demônio japonês.

Trata-se de uma virtude atribuída a Buda. Existe até uma oração conhecida como 般若波羅蜜多心經 Hannya Haramitsu Shingyô (Sutra do Coração). Como amuleto, funciona espantando os maus espíritos. Por esse motivo, é comum encontrarmos no comércio, pequenas máscaras de Hannya feitas de várias matérias-prima, as quais são adquiridas para proteger a casa, comércio, academias e até carros.

Texto cedido gentilmente pelo Kaichô Roberto Alves - Urawaza Bugeikai.

Disponível em http://www.urawazabugeikai.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas