天狗 - PÁSSAROS TENGU - OS GUERREIROS ALADOS

PÁSSAROS TENGU - 天狗

SENSEI CICERO MELO - NINJUTSU


Entre os muitos mitos e mistérios que envolvem o ser Ninja, uma das lendas que ficou marcado em sua história, seria sua comparação com os Tengu. Seriam esses, seres alados de capacidade ímpar, meio homem meio pássaros “Demônios” da mitologia popular japonesa, pessoas ardilosas que viviam nas montanhas, sendo encrenqueiras, barulhentas e enganadoras. Possuiam atividades noturnas, ocultos em bosques e florestas, eram exímios lutadores e mestres na arte da espada, da ocultação e do desaparecimento. Muitos japoneses movidos pela fantasia, associavam suas lendas aos Ninja, devido aos seus feitos e proezas. Entre os mais supersticiosos, havia aqueles que acreditavam que pessoas fortes, grandes e de narizes compridos eram descendentes dos Tengu e criavam as mais surpreendentes histórias, sendo transmitidas de geração em geração. É claro que tal comparação é totalmente contrária á realidade dos Ninja, mais devido á falta de informação por muitos anos foi sustentada.

A palavra "Tengu" surgiu na China por volta de 600 a 700 d.c. Até hoje existem muitos misterios que envolvem suas crencas, sua real tradução em chinês significa: Tien-Kou ou cão celestial.



SOBRE O ESPÍRITO DO GUERREIRO NINJA 


O espírito do Ninja deve ser afiado tanto quanto à lâmina de uma espada. Refinar o espírito é uma prática constante dentro da modalidade. 
O Ninja deve estar pré-disposto a lutar em qualquer tipo de situação e circunstância! Sem fraquejar diante do inimigo ou ceder na iminência da morte. Sua bravura, assim como sua honra, deve ser mantida e zelada por toda vida. - Porque, em teu peito só existe virtude. 


REFLEXÃO NO MESTRE



Dediquei minha vida a seguir o caminho do Ninpo. 
Transformei o horizonte em solo firme para as futuras gerações. Mudei minha vida para que pudesse melhorar a sua. 
Te ensinei que não existe maior verdade, além daquela que te conforta.
- Sou feliz, porque posso ver o progresso em teus olhos...
- Sou feliz, porque para mim nada restou... 

Cicero Melo


GODAI - OS CINCO ELEMENTOS NATURAIS




Ku - Elemento vazio.



Esse elemento representa a união do Go Dai. Não consideramos o "Vazio" como elemento natural, mais sim, como a representação total do aperfeicoamento das técnicas e propriedades do Ninjutsu. Estágio máximo vivido somente pelos grandes mestres.
Futen Goshi Gasho. 



SHI (Elemento Terra). 



Empregada para camuflagem, pois o Ninja podia se esconder embaixo da mesma cavando um buraco e posteriormente atacar o seu adversário quando este passar. Também pode-se utilizar para criar um rastro ou uma pista falsa da sua suposta localização, conduzindo o inimigo para um local vulnerável, propicio para o ataque; ou sinalizando um caminho completamente errado para que o mesmo se perca ou afaste-se. 



SUI - Elemento água.



Técnicas de combate, mergulho, nado e respiração embaixo d' água. - Utilizando-se tubos de bambu (Fukija) o Ninja podia permanecer durante um longo tempo imerso na agua a espera do inimigo e no momento adequado o surpreendia. Esse tipo de técnica também conhecida como "Suiren jutsu" pode ser utilizada durante uma suposta fuga, onde o Ninja mergulhava na agua e ficava aguardando o melhor momento para atacar ou abandonar o local, podendo assim, agir furtivamente ou despistar o inimigo. 



KA - Elemento fogo. 



Preparação de alimentos, fundição de armas, conservação da fogueira e emprego de bombas de fumaça, seja: Explosivas ou Fumegantes. Ou ainda, provocar um incêndio, afim de desequilibrar ou confundir o inimigo, deixando-o nervoso e desorientado. Dessa forma o Ninja, aproveitando-se da situação, poderia atacar o inimigo uma vez que sua forças estão desequilibradas ou direcionadas para uma outra necessidade. Muitos Ninja, utilizam-se deste artifício quando querem fazer um ataque geralmente em massa, ou quando o objetivo e causar uma grande movimentação. Dessa forma, podia se camuflar e se infiltrar no meio da confusão, aproximando-se facilmente do alvo. 



Fu - Elemento ar ou metal. 



Técnicas de escalada ou descidas em muros e árvores; Saltos á distância ou altura; Ocultação e camuflagem. O elemento ar tabém possuí sua representação através do metal, sendo destacados o uso de laminas. 



KI - Elemento Madeira.



Ao sair para a missão, o Ninja leva somente o material necessário para o combate. Caso fosse preciso permanecer no local por alguns dias o mesmo deveria construir o seu próprio abrigo, utilizando-se de troncos, bambus e galhos, ou até mesmo se infiltrando no interior de uma determinada árvore (Quando possivel). - Dessa forma poderia se esconder e observar o inimigo, aguardando o momento propício para sua abordagem.
Além disso, através de técnicas de expressão corporal, os Ninja, conseguem iludir e confundir o inimigo, assumindo o formato de um tronco caído, quando observados a distância. Ou basicamente, preparar fogueira, alimento, armas e armadilhas.





PREPARAÇÃO DE UM NINJA


Geralmente todo os Ninja tinham descendentes e pertenciam a uma dinástia onde toda a família tinha conhecimento de Ninjutsu.
Na falta de praticantes, as aldeias próximas as comunidades Ninja eram invadidas, onde se tinham raptadas as crianças recém nascidas para que pudessem ser criadas dentro dos princípios de um território Ninja, crescendo como guerreiro, mantendo forte e inabalável a comunidade Ninja.

As mulheres que moravam, em aldeias Ninja, tinham por obrigação também servir o Clã; todas as mulheres Ninja eram guerreiras, sabiam dos seus propósitos e quando se tornavam mães as mesma estavam dispostas a se matarem ou a matar os seus filhos , diante de uma inevitável captura pelo inimigo.

As crianças Ninja mesmo antes de nascerem já recebiam os primeiros cuidados. As Kunoichi (Mulheres Ninja) mesmo durante o período de gravidez acompanhavam todo o treinamento que era realizado no Dojo ou fora dele para que seus filhos viessem a ter o instinto de um guerreiro através das sensações passadas pela mãe durante todo o tempo de gestação. Quando a criança nascia caso fossem escolhidas para serem Genin ,(agente ninja) eram afastadas da mãe para que não tivesse vínculo materno ou qualquer tipo de sentimento que as ligassem a família.

Desde criança o futuro Ninja deveria ter uma mente segura, nada e nem ninguém deveria interromper o processo de aprendizagem da criança. A mesma deveria crescer forte , dentro de um severo treinamento militar , respeitando seus superiores e honrando sua Escola (Ryu), servindo de corpo e alma os propósitos do Clã. - Mantendo sempre nobre o seu espírito.

Após o nascimento de uma criança Ninja de acordo com a formação dos pais a mesma era submetida a testes onde eram colocadas em compartimentos cheio d' água afim de comprovar se o seu filho era capaz de lutar pela sua sobrevivência através do nado mostrando a sua família o seu instinto guerreiro. Se a criança por ventura não lutasse pela sua própria vida e afundasse na água , os pais retiravam o bebê e mais tarde decidiam se iam ou não transmitir sua técnicas e conhecimentos ao filho.

Há casos em que os pais diante da dúvida, levavam seus filhos a aldeias distantes, colocando-os à disposição do destino ou suas vidas junto a uma outra família para que tivessem uma vida comum.

Durante o treinamento aprendiam as mais secretas técnicas de espionagem , fazendo inúmeros treinamentos, no escuro,na neblina ou ainda na mata , afim de acostumar com todo o tipo de desafio. A formação de um guerreiro consistia também no aprendizado das inúmeras técnicas de espada, luta com foice , Correntes, Bastões, Nunchako e demais armas do arsenal de um Ninja, totalizando mais de 120 armas de combate.Ao longo dos anos de treinamento esses guerreiros se tornavam peritos em lutas corporais optando por finalizações rápidas e silenciosas junto a seus adversários;aprendiam a utilizar e decifrar códigos e outros meios de comunicação entre Ninja.

O fortalecimento espiritual era extremamente importante. Através da meditação se fortalece a mente e refina o espírito. Dessa forma se extingue todo o trauma e até mesmo o medo da morte! Fato até natural, pois na batalha á morte esta sempre presente, pois as técnicas do Ninjutsu, na sua maioria são extremamente mortais.


Comentários

Postagens mais visitadas